Explorando o Pro Wrestling #3 - Explorando o cenário atual 1/3

0 comentários

Olá pessoal do WrestliNation, quanto tempo,não? Espero que vocês estejam bem e logo de início já me desculpo com vocês, pela não continuidade do quadro, que por problemas pessoais, oi interrompido. Mas passado é passado é passado, então vamos falar sobre o tema que eu escolhi para o retorno do quadro, vamos analisar o cenário atual do pro wrestling pelo mundo, analisando as principais empresas de cada país, citando alguns nomes interessantes para quem quer começar a ver uma coisa nova e claro deixando minha opinião sobre o resumo de tudo. Bora começar.


Japão

Hoje temos um cenário de pro wrestling japonês muito maior do que era esperado, mas isso tem uma explicação, que se chama,NJPW. A NJPW depois da grande perca de público e de espaço após a desastrosa época do "Crush", decidiu renovar, fazendo assim uma politica de wrestling mais voltada ao entretenimento. E não é que deu certo? Com a entrada de alguns gaijins (Estrangeiros) pontuais a empresa conseguiu se reerguer e conseguir altos ratings e publico. Desde a criação do Wrestle Kingdom, nome atual do show que acontece anualmente no Tokyo Dome no dia 4 de Janeiro, a empresa foi trazendo ótimos combates (mesmo muitos criticando a repetição de main eventers, não se pode negar a qualidade das lutas). Criação de Stables como Bullet Club,Chaos, GBS, etc além de nomes como de Aj Styles,Jeff Hardy,Christian,Ricochet, figurarem no evento, os grandes pupilos da empresa, Okada,Natito,Nakamura,Tanahashi,Makabe,Ishhi,Shibata,Goto,etc se revelaram como salvadores da patria. Atualmente a NJPW ja possui um serviço próprio de streams,NJPW World e fechou parcerias pontuais como CMLL,RPW e CMLL.

Mas claro, assim como EUA não é só WWE, Jaão não é só NJPW. Hoje figura em segundo lugar, em termos de Rating e público, Dragon Gate, empresa que inicialmente nasceu dos ginásios de treinamentos do ultimo Dragon, e hoje é uma empresa com um roster ótimo e de grande variedade e com um humor bem interessante,para quem gosta desse estilo.Entre os Wrestlers podemos destacar: Flamita,CIMA,Akira Tozawa,BxB Hulk, entre outros.Shows podem ser encontrados facilmente no Daylimotion ou para download em alguns sites de Torrent. Ainda no japão temos a DDT com um roster interessante eito porjovens talentos, e ai sim, temos uma empresa voltada totalmente para Humor. É escada ganahdno titulo, é meninina de 9 anos lutando, é boneco lutando, enfim, tenha em emente que DDT não é para quem leva o PW muito a sério (como eu) Principais wrestlers :Kota Ibushi,Harahima,Kudo. Também de fácil acesso no daylimotion. Temos ainda NOAH e AJPW, que de grandes empresas, hoje vivem apenas de seus feitos passados. A NOAH depois da aparição da Suzuki gun, Stable originalmente criada na NJPW, composta por Minoru Suzuki,Desperado,Taka Michinoku,Taichi,Izuka entre outros, teve um aumento em sua qualidade, mas ainda tem que correr muito atras das outras empresas para recuperar a sua glória de 2005. a AJPW ainda não esboça reação. Apesar de as vezes ter um bom público, a empresa não apresenta algo inovador a muito tempo, e vem morrendo no cotidiano cada dia mais. Sinceramente, recomendo a vocês a verem vídeos mais antigos da empresa, e deixar pra atualidade um tempo livre para outras coisas.

Temos ainda o Joshi Wrestling, que é a categoria feminina no japão, quem em geral tem empresas separadas para mulheres e homens. O Joshi wrestling é hoje considerado o melhor pro wrestling feminino exercido no mundo, principalmente pela qualidade e técnica que as mulheres exercem no ringue, de dar inveja a vários homens por ae. Empresas temos Star Doom,Oz Academy,Ice Ribbon,JWP, entre outras. Lutadoras temos Io Shirai (Star Dom), Meiko Satoruma(Sendai Girl's),Kairi Hojo (Star Dom) entre outras.
Particularmente, hoje, eu divido entre dois polos a empresa que eu assisto, Puroresu e UK Wrestling. O Puroresu é hoje um dos melhores e mais interessantes de se assistir, e pra quem ainda não conhece, tem todas as informações iniciais ai, é so procurar.

México


Então vamos falar de México, um país tradicional no pro wrestling, conhecido como Lucha Libre, mas que hoje, passa por algo que ja aconteceu na história da lucha, a falta de empolgação do público com os luchadores e empresas. No méxico temos uma divisão entre duas empresas, AAA (Asistencia Acesoria y Admistracion) e CMLL (Consejo mundial de lucha Libre, a empresa mais velha em atividade da história do pro Wrestling). As duas ja tiveram épicas de guerras por causa de horários em TV e lugares para show, mas assinaram um tratado de não agressão nos anos 2000, que acalmou um pouco os ânimos, mas também fez com que ambas relaxassem.

AAA tem um roster atual, bom nomes mas que sofre demais com duas coisas, constantes percas e falta de inovação. Até ano passado, tínhamos Alberto el patron e Mistezyz. Um voltou pra WWE e outro foi pra CMLL. Perderam Hijo del Perro em uma fatalidade. Rey mistério ficou manchado com isso, fazendo toda a elforía pelo seu retorno cair. Enfim, a AAA vem uma decaída grande, que selou com a péssima apresentação técnica e adinistração na ultima Triplemania. O estilod e lucha libre la é feito de uma forma um pouco mais moderna, e claro, voltado para as rivalidades entre rudos e tecnicos. Atualmente princiapis nomes são : Rey misterio, Angelico, Jack Evans, Aero Star,Taya. 

A "adversário" vem na contra na mão. CMLL após perder vários luchadores na ascenção da AAA, vem fazendo um bom trabalho de recomposição de roster. Com a volta do mistico e com boas lutas por apostas sendo feitas em tempos certos, e com o apois da TERRA, a empresa cresce bem e vem melhorando. Em quesito ringue a CMLL sempre teve uma caracteristica mais rápida e mais interessante de se assitir, e hoje ainda mais. nomes bons da empresa: Mistico,Barbaro cavernario,Mascara Dorada, Rush, Angel de Oro,Negro Casas. 

Mas em minha opinião, o melhor do méxico está nas empresas independentes. Os promoters das federações independentes vem fazendo ótimos trabalhos em montagens de lutas, e no que mais falta hoje, criatividade. Temos entre várias, nomes como IWRG,Xtreme Warriors,WWA,IWA,XLAW. Em questão de nomes, não se tem grandes referências por causa da constante mudança de personagens que é feito, e sua maioria com mascaras, mas dois nomes são bem legais e que podem levar vocês a conhecer outros Cosmos e Xtremos.

Pessoal, vou dividir esse artigo em 3, para não ficar grande e cansativo demais. Até sábado sai a segunda parte, com o pro wrestling Europeu. Obrigado a todos que leram até aqui, sugestões são bem vindas. Até mais !!

0 comentários: