Olá pessoal, bem vindos ao primeiro tem abordado no quadro
Explorando o Pro Wrestling. Hoje vou trazer a vocês algo que eu já fiz, mas por
ser em uma página de Facebook, não tive o espaço que gostaria de ter pra fazer
as explicações mais detalhadas. O tema
é, A diferença do Pro Wrestling em culturas diferentes. Abordarei o Pro
wrestling nos Estados Unidos, México e Japão. Sem mais perca de tampo, vamos
lá.
O pro wrestling como entretenimento no EUA apareceu junto
com a invenção da televisão. Antes disso em torno dos anos 20 e 30, os pro
wrestlers americanos eram em geral, lutadores de luta greco romana ou
wrestling., que inovaram a forma de se fazer isso com acrobacia e saltos. Com a
invenção da televisão, e o boxe sempre sendo o esporte de contato com maior
espaço, o pro wrestling precisava se reinventar, precisava de algo a mais algo
que chamasse a atenção. Foi quando se popularizou o termo gimmick, que era a
representação de um personagem nas lutas.
Os pro wrestler começaram a se especializar também em aulas de teatros e
expreções corporais.
O primeiro grande nome que marcou o pro wrestling, chamando
de vez a atenção e prendendo a primeira geração da “era de entretenimento” foi
Hulk Hogan.
Ali surgia a receita do pro wrestling nos EUA. Hulk Hogan
foi a marca do EUA contra a guerra fria. O herói americano que era como um
Super-herói de quadrinhos, que nuca desistia e vencia qualquer um que
aparecesse. As histórias entre os mocinhos e os vilões começaram a vender,
ginásios lotavam para ver Hulk Hogan levantar
André “The Giant”. E isso não muda após 40 anos. Uma história baseada em
um mocinho que a torcida apoia, merece o titulo da empresa, mas um vilão
aparece, o atrapalha, ganha o titulo, o humilha e no final o bem vence o mal.
A forma de luta no ringue segue também uma mesma forma
sempre. Sempre com um inicio onde os lutadores se olham, se agarram, se
separam. Torcida grita. Se repete a
mesma coisa. Um dos lutadores sai por cima, encara o outro caído. Torcida
vibra. E um dos maiores erros dos fãs
atuais é pedir algo diferente disso. Essa é a base a cultura do por wrestling
de entretenimento nos EUA, isso que vende, e isso nunca mudará. Nas empresas
independentes como PWG,IWA,AAW,CHIKARA. A empresa não tem uma estrutura tão boa
pra formar histórias cheias de artifícios. Única forma de continuar viva, é
demonstrando um bom pro wrestling. Nos EUA, a forma de se construir as lutas,
depende muito mais do que acontece fora do que dentro, de como o wrestler age,
nas coisas que ele fala. Isso não significa ser bom ou ruim, não significa ser
melhor ou pior. Questão cultural, algo que será sempre exemplificado aqui
JAPÃO
O estilo japonês de luta, passa longe da forma que é abordada nos EUA. Diferente dos
Americanos, no Japão a parte mais importante do show está dentro do ringue e da
filosofia de luta que levam. O “puroresu
spirit” é a forma de luta que eles aplicam, usando o espirito de luta e de
persistência, aplicando o shoot wrestling, estilo de luta que mistura artes
marciais reais com pro wrestling, conhecido como “Strong Style”
O primeiro grande do Puroresu foi Rikidozan, que pela JWA, construiu o legado
de vitórias e controvérsias. Rikidozan, apesar de ter deixado o nome como “pai
do puroresu” não é tão lembrado como Antonio Inoki. O lutador que venceu
lutadores de vários estilos de lutas como Boxe,Jiu jitsu,muay thay, aplicando o
Pro wrestling. Inoki criou a NJPW, maior empresa de Pro wrestling no japão,
atualmente. Conseguiu ligações com a WWF nos anos 80 e 90. Fez o pacto de não
agressão entre as empresa, mas acabou saindo por baixo da empresa, após uma
falha tentativa de fazer sua empresa uma empresa MMA.
Voltando ao estilo de luta e nomes de importância, tivemos
Satoru Sayama, primeiro tiger mask, que criou uma linhagem e ótimos pro wrestler,
Mitsuharu Misawa, Kenta Kobayashi, Shynia Hashimoto, Ultimo Dragon, Great
Sasuke, Keiji Mutoh, entre vários outros que transformaram a forma de se ver o
pro wrestling no país. Gran Hamada
enviado ao México e mesclando o estilo técnico aprendido no país com o Shoot,
criando a “Lucha Libre Japonesa”. Enfim, história é o que não falta.
Sobre a forma como os eventos e lutas são levadas. Não se tem promos ou histórias baseadas em
ataques. Tudo gira em torno de merecimento, se tem vários torneios por chances
aos títulos, ou por encaradas pós lutas, interferências são bem raras
também. A luta é formada em geral no
shoot wrestling. Chops e socos fortes, e reais, são disparados a todo momentos.
Luta entre hybrid wrestlers, lutadores baseados principalmente nas formas do
MMA, se tem cabeçadas e chaves a todo
momento.
O que mais encanta no pro wrestling oriental é a forma de se
levar a profissão. Os lutadores treinam desde crianças em dojos, com
professores que também já foram wrestlers, e por causa de treinos não
conseguiram formar uma família, o que leva a uma ligação quase parental entre
aluno e mestre. A forma como que eles se comportam no ringue, com respeito ao
público. O publico sempre respeitando os lutadores, em um silêncio, e sempre
aplaudindo quando se tem um golpe mais plástico. Tudo gira em torno de cultura,
de forma de vida, de estilo de vida
México
De todas que falei até agora, nenhuma chega aos pés em
quesito fãs e influência cultural, como a Lucha Libre mexicana. Na foto temos
um muro de uma rua na cidade del México com a pintura de lutadores ícones como
El Santo, Blue demon,el fantasma entre outros. A Lucha Libre afeta em aspectos
culturais, políticos e sociais o país. El Hijo del santo, influente político do
país que usou o nome de seu pai pra entrar na carreira. El Santo, que foi considerado mesmo uma
divindade na épica que lutou, fazendo diversas séries e filmes consolidando o
nome da lucha libre.
Primeiros nomes da Lucha libre surgiram nos 40 e 50, Mil
Mascaras, El santo, blue demon, podem ser considerados os pioneiros da luta
livre. Desde o inicio a lucha libre veio como um estilo que vendia mais o
personagem do que a luta em si, um pouco mais parecido com os EUA. Os técnicos
(Faces) e os Rudos (hell) se enfrentavam em diversas lutas lentas e sangrentas,
como é até hoje a base da lucha libre. Apesar de ter um nível técnico muito
bom, as lutas são levadas de formas vagarosas e lentas, o que faz lutadores
como miztezys e Aero Star se destacarem.
A Tradição mexicana afeta as linhagens familiares também,
sendo que a maiorias dos lutadores que tiveram filhos, passaram o legado de seu
nome ou mascara ao seus filhos. A mascara também é algo que marca muito. Um
lutador mascarado no México, que assume o papel , não a tira em lugar nenhum,
não a tira em velório, em casamento, em lugar nenhum. Sendo essa a parte que afeta a vida dos
lutadores, pois quem adota uma mascara, renuncia sua vida particular, pra viver
a vida de um personagem. As famosas lutas de apuestas, onde se tem lutas
válidas por mascaras ou cabelos, marcam muitos eventos também. Um lutador que
perde a mascara, em geral, não se recupera do golpe, se aposentam ou se arrasta
até o final de sua carreira. Um lutador
desmascarado só pode voltar a usar a máscara após 8 anos da derrota, salvo
alguns casos onde se tem um acordo entre o conselho de luta livre e o lutador
como o Rey mistério Jr.
O México, adotou uma cultura, onde um ringue é como se fosse
uma bola no brasil, crianças querem mascaras não camisas de times, querem
brincar em um ringeu publico, não um campinho. É algo que vem da alma das
pessoas e dificilmente algum dia mudará.
Bom pessoal, espero que tenham gostado do artigo, que tenham
aprendido e que principalmente se interessado pelas outras formas de pro
wrestling. Semana que vem nos encontramos novamente. Obrigado, até lá.
1 comentários:
Realmente esse espírito competitivo, respeito, persistência e alto carisma é notável na cultura oriental. Exemplos: Itami, aquela diva vinda do japão agora no NXT, Bálor, mesmo não sendo oriental, passou por essa experiência,etc. Muito bom o artigo, posso passar pra muita gente, informando-os sobre essa modalidade que tanto amamos kkkk.
Postar um comentário